domingo, 8 de setembro de 2019

Carpe Diem


Carpe Diem Quam Minimum Credula Postero


O termo Carpe Diem é outra expressão latina, assim como memento mori (postagem anterior). O termo ganhou notoriedade aproximadamente duas décadas antes de Cristo quando foi citado pelo poeta romano Horácio dentro da frase "Carpe Diem Quam Minimum Credula Postero", que traduzida quer dizer "aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. A expressão surgiu como uma advertência as constantes aflições de uma das personagens dos poemas de Horácio, cuja vida era preocupar-se em descobrir através de fórmulas e filosofias quanto tempo ainda lhes restavam de vida. Na época, o Império Romano decaía e aos poucos perdia seu poder. De forma que, as palavras de Horácio nasceram para despertar a necessidade de viver o presente importando-se o mínimo possível com o amanhã.
É possível que você já tenha visto o termo ser associado a uma cultura mais voltada aos prazeres imediatos e momentâneos, algo que ao senso comum, beira uma irresponsabilidade juvenil e a inconsequência. Este conceito, porém, é totalmente inapropriado para entender Carpe Diem. O intuito, é sim, nos levar a compreensão da efemeridade da vida, mas não a conduzi-la de forma despretensiosa e irresponsável, e sim, lembrar que cada momento deve ser aproveitado.

"Carpe Diem" quer dizer "colha a vida". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves 


"Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária."

Sociedade dos Poetas Mortos


Para mim, Carpe Diem, fala de sentir a vida acontecer. Aproveitar os momentos sem preocupar-se com o discorrer dos tempo.
Não é incomum que ao experimentarmos uma situação, que pode ter sido planejada ou não, tentarmos tirar o proveito da aparência da experiência. Isso pode ser traduzido pelas inúmeras fotografias que interrompem a experiência para registrar um momento que em breve será esquecido. Porém, as melhores lembranças, quase sempre, não acompanham outros registros senão os da memória. São aqueles momentos que até desejamos ter registrados em fotos ou filmagens, mas estávamos ocupados demais os vivenciando. 
Carpe Diem significa exatamente isso. Quando não nos damos conta de que temos que guardar a felicidade pelo registro material, porque ele já está acontecendo na esfera emocional. Suas marcas serão inúmeras vezes maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O escravo das lentes narcísicas

Certos valores de vida, ainda que em culturas diferentes , ou mesmo antagônicas, permanecem sendo os valores essenciais ao convívio...